Na noite desta terça-feira (16), a OAB-MA divulgou o resultado da segunda consulta direta à advocacia para a definição de duas listas sêxtuplas para a escolha do próximo desembargador(a) do Maranhão, por meio do Quinto Constitucional.

Entre todos os candidatos, novamente a mais votada foi Ana Cristina Brandão Feitosa com 3.183 votos, inclusive com mais votos que na primeira eleição.

Além dela, integram a lista de advogadas: Lorena Saboya Vieira Soares (2.820), Anna Graziella Santana Neiva Costa (2.681), Valeria Lauande Carvalho Costa (2.101), Josineile de Sousa Pedroza (1.942) e Alessandra Belfort e Silva (1746). A advogada Alessandra Belfort e Silva, mesmo com menos votos que outras advogadas, acabou entrando na lista pela cota racial.

Com relação a primeira lista feminina, a novidade foi Anna Graziella Santana Neiva Costa. Já a advogada Ana Leticia Silva Freitas Figueiredo estava na lista anterior da primeira eleição, mas agora ficou de fora.

Entre os advogados, o mais votado foi Flávio Vinicius Araújo Costa com 3.165 votos. O detalhe curioso é que Flávio Costa não esteve nem entre os seis mais votados na lista anterior.

Além de Flávio Costa, os cinco advogados que completam a lista são: Gustavo Araújo Vilas Boas (2.588), Gabriel Ahid Costa (2.354), Diego Menezes Soares (1.940), Hugo Assis Passos (1.779) e Gustavo Sauaia de Oliveira (1.628). O detalhe é Gustavo Sauaia havia sido o mais votado com quase 2.800 votos na primeira eleição.

Com relação a primeira lista masculina, as novidades foram justamente os dois mais votados nessa segunda eleição: Flávio Costa e Gustavo Vilas Boas. Já os advogados Gilson Ramalho de Lima e Italo Gustavo e Silva Leite, que estavam na primeira lista, ficaram fora nessa nova eleição.

Agora, o próximo passo será uma sabatina com o Conselho da OAB-MA, que reduzirá para duas listas tríplices, com três homens e três mulheres, com a obrigatoriedade de um negro em cada lista.

Logo depois as duas listas, com seis nomes, serão encaminhadas para o Tribunal de Justiça. Os desembargadores irão escolher três dos seis nomes, de maneira indistinta.

A lista tríplice final será encaminhada ao governador do Maranhão, Carlos Brandão, que escolherá o advogado ou advogada que se transformará no novo desembargador ou desembargadora do TJ.

É aguardar e conferir, isso se não tiver nenhuma nova detecção de irregularidades no pleito, como aconteceu na primeira votação.