A polêmcia eleição do Quinto Constitucional, onde um advogado ou uma advogada será o novo desembargador ou desembargadora do Tribunal de Justiça do Maranhão, voltou a ser assunto na Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (09).

O Plenário da Casa aprovou um requerimento do deputado Yglesio Moyses (PSB), que tem abordado o assunto por algumas vezes na AL, pedindo informações da Ordem dos Advogados do Maranhão (OAB-MA) sobre as eleições do Quinto Constitucional.

O requerimento solicita a lista de advogados aptos a votar no processo, a votação dos candidatos detalhados e os quantitativos de votos brancos e nulos.

Vale lembrar que a primeira eleição ocorreu no fim de abril, mas acabou sendo anulada após denúncia do advogado e candidato Márcio Almeida, que provou que o pleito continha irregularidades.

A nova eleição para formação das duas listas sêxtuplas de escolha do representante da advocacia maranhense para o cargo de desembargador do TJ acontecerá na semana que vem, mas a OAB-MA ainda não atendeu a reivindicação de usar urnas eletrônicas para a votação.

No entanto, não será mais utilizado o sistema ElejaOnLine para a coleta de votos, como foi na primeira eleição. A Universidade Federal de Santa Catarina será responsável por conduzir o pleito, utilizando o sistema Helios.

É aguardar e conferir.