Nesta terça-feira (02), depois de uma notificação da SENACOM (Secretaria Nacional do Consumidor), a pedido do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), o Google retirou a mensagem que havia postado contra o PL da Fake News.

O Google iniciou a semana com mensagens se posicionando contrário ao PL da Fake News e esse posicionamento acabou incomodando o Governo Lula, que tem defendido uma aprovação mais tranquila do PL.

A SENACOM havia entendido que a plataforma teria realizado uma propaganda abusiva. Segundo o órgão, por isso o Google deve sinalizar a mensagem como publicidade para que o consumidor tenha acesso ao outro lado da proposta. Só que a plataforma retirou as mensagens.

“Google removeu a publicidade cifrada e ilegal contida na sua página inicial. Esperamos que as plataformas desativem mecanismos de censura ou de violação à liberdade de expressão com isonomia. E seguimos abertos ao diálogo. A LEI deve prevalecer sobre o faroeste digital”, destacou Flávio Dino.

Em nota, o Google disse que “são falsas as alegações de que está ampliando o alcance de páginas com conteúdos contrários ao projeto de lei das fake news”.

Existe a possibilidade de que o PL da Fake News seja votada ainda nesta terça-feira na Câmara Federal.

É aguardar e conferir.