Anteriormente contrário a CPMI para apurar os atos do 08 de janeiro, que atingiram os três Poderes, em Brasília, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, agora trabalha para emplacar alguém de sua extrema confiança na comissão.

De acordo com o site O Antagonista, Dino tem tentado garantir a indicação de pelo menos um nome de sua confiança para integrar a Comissão Parlamentar de Inquérito, e esse nome seria do deputado federal Duarte Junior (PSB-MA).

Duarte está no primeiro mandato como deputado federal e mantém interlocução constante com o Ministério da Justiça. Ele auxiliou Dino na construção do“pacote da democracia”após as invasões às sedes dos Três Poderes. Também esteve envolvido na elaboração de um dossiê contendo a cronologia dos atos e que foi entregue pelo governo ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Vale lembrar que quando Dino esteve na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara Federal, onde seria sabatinado por oposicionistas, Duarte foi acusado de tumultuar a sessão para conseguir o adiamento e evitar que o ministro fosse acuado.

É aguardar e conferir, afinal existe há expectativa de que a CPMI do 08 de janeiro seja instalada no Congresso Nacional ainda nesta quarta-feira (26).