Definitivamente o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), não estava blefando quando ameaçou de suspender o funcionamento das redes sociais que não colaborarem para o enfrentamento da violência nas escolas.

Nesta quinta-feira (20), Dino anunciou a abertura de um processo administrativo contra a plataforma Telegram. A decisão foi tomada após o Telegram não respeitar o prazo dado para informar ao Governo Federal os mecanismos adotados para identificar e moderar a circulação de conteúdos ilegais, entre eles ameaças de atentados e discursos de ódio.

O ministro, ao anunciar a abertura do processo administrativo, fez questão de ressaltar que uma das sanções previstas é exatamente a suspensão do funcionamento da plataforma no Brasil.

“Esse processo pode resultar naquelas sanções, que estão no Código de Defesa do Consumidor, que são multas até eventualmente suspensão das atividades no território nacional”, afirmou.

Flávio Dino também fez um balanço dos números da Operação Escola Segura, que vai sendo efetivada em todo o Brasil, com o intuito de frear a onda de violência em escolas brasileiras.

“Temos, no momento, 3.403 policiais federais e estaduais atuando diretamente nas investigações e ações de inteligência da Operação Escola Segura. Já foram realizadas 302 prisões ou apreensões. E 270 mandados de busca executados. Agradeço aos Estados e Municípios que estão atuando em rede conosco”, finalizou.

É aguardar e conferir.