Quando o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), anunciou o programa Trânsito Livre, que tem o objetivo de retirar, num primeiro momento, as rotatórias da Avenida dos Holandeses, muitos duvidaram da eficácia da iniciativa.

O programa quer dar uma melhor trafegabilidade em uma das principais vias da capital maranhense, para que os veículos possa circular com maior fluidez, reduzindo os riscos de acidentes, acabando com os congestionamentos e com um custo/benefício baixo.

A primeira rotatória retirada foi a do Caolho e o efeito foi imediato, com inúmeros elogios para a iniciativa. Logo depois, foi a vez da retirada da Rotatória do Golden Shopping e novamente com resultados e elogios imediatos.

E é justamente essa segunda retirada que o Blog quer abordar, já que além dos congestionamentos diários, o local era um dos principais pontos de acidentes graves na capital maranhense.

 

Para se ter uma ideia, o local chegou a ser chamado de Rotatória da Morte, com veículos, após acidentes, parando em bares, farmácia e residência, que circundavam a rotatória. Era raro o fim de semana em que não se registava um grave acidente na localidade.

No entanto, completado 100 dias da retirada da rotatória, estamos também sem acidentes graves no local.

Ou seja, além de melhorar a trafegabilidade, o Trânsito Livre solucionou, com um custo/benefício incrível, um problema grave e que parecia insolucionável.

É aguardar e conferir, afinal ainda existem outras rotatórias que precisam ser retiradas, mas o efeito até agora é digno de destaque, uma vez que além de melhorar o trânsito, já salvou inúmeras vidas.