Nesta quinta-feira (13), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e parte de sua comitiva participaram da posse da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) como a nova presidente do Bric, também conhecido como Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), em Xangai.

Além de Lula, o governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), a senadora Eliziane Gama (PSB) e o deputado federal Fábio Macedo (Podemos), também fizeram questão de prestigiar a posse de Dilma, que deixou a Presidência da República em agosto de 2016, após sofrer um impeachment pelo Congresso Nacional.

O mandato de Dilma Roussef como presidente do banco dos Brics vai até julho de 2025. A ex-presidente foi indicada ao cargo por Lula e terá um salário que irá beirar R$ 300 mil.

O banco dos Brics é responsável pelo financiamento de projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável dos países que fazem parte da instituição (Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Bangladesh, Egito, Emirados Árabes Unidos e Uruguai).

“Assumir a presidência do NBD é, sem dúvida, uma grande oportunidade de fazer mais para os países dos Brics, mas não somente para os seus membros, mas também para os países emergentes e em desenvolvimento”, afirmou Dilma, que precisou se mudar para Xangai para assumir o comando do Brics.