Nesta quinta-feira (06), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), anunciou que determinou que a Polícia Federal investigue organismos nazistas e neonazistas no Brasil.

Dino entende que existem indícios de atuação interestadual dos grupos e que esses grupos podem ter influência nesses ataques recentes em escolas brasileiras.

“Assinei agora determinação à Polícia Federal para que instaure Inquérito Policial sobre organismos nazistas e/ou neonazistas no Brasil, já que há indícios de atuação interestadual. Há possível configuração de crimes previstos na Lei 7.716/89. O acervo de causas que leva à ampliação de tragédias está bem visível: proliferação de ódio na sociedade, inclusive por uma internet desregulada e com empresas irresponsáveis; incentivos ao armamentismo e à ideologia da morte; agrupamentos nazistas e neonazistas”, destacou Dino.

Nesta quinta-feira, o Ministério da Justiça, por intermédio da SENASP, realizou reunião com as delegacias estaduais de investigação e repressão a crimes cibernéticos. A idéia é realizar uma operação integrada em todos os Estados sobre violência em escolas e universidades.

O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), já afirmou que estado estará pronto para colaborar.

“O Governo do Maranhão estará à disposição dando todo o suporte necessário para reforçar a segurança nas escolas. Conte conosco”, assegurou Brandão.

É aguardar e conferir.