Depois de uma rápida, mas boa passagem pela Secretaria de Estado da Gestão, Patrimônio e Assistência dos Servidores (SEGEP), o secretário Pedro Chagas tem um novo desafio na sua vida pública, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão.

Nesta terça-feira (04), Pedro Chagas, em entrevista ao Programa Ponto Final, na Rádio Mirante AM, destacou o trabalho que a pasta vem desenvolvendo, com ênfase nesse período chuvoso que atravessa o estado do Maranhão, onde algumas das consequências são as cheias dos rios e alagamentos.

“Eu fui conhecer na Secretaria de Meio a Ambiente a Sala de Situação, que trabalha 24h por dia, monitorando todos os focos de queimadas, alertas de chuvas, cheia dos rios para fazer essas coletas de dados, mas também temos imagens de satélites em parceria com o governo federal e também com outros institutos, tudo isso para passar informações mais precisas. Tudo isso para a população, para o governador do estado e para a defesa civil”, disse Pedro Chagas.

Outro ponto sensível, que tem ligação direta com a pasta é condição das praias. As fortes chuvas contribuem para o aumento da poluição nesses locais e consequentemente deixam as praias impróprias para a atividade recreativa.

Ciente dessa condição, o Secretário da SEMA afirmou que a meta do governo é limpar todas as praias e um projeto já está em curso.

“O governo investiu R$ 45 milhões nesse tratamento dessas águas que chegam à praia. Esse projeto já iniciou no ano passado. Estamos na fase de implementação. Não consigo precisar quando vai terminar, porque é um processo feito em parceria com a CAEMA, mas é um recurso significativo e a gente tem como meta limpar todas as praias”, afirmou Pedro Chagas.

Clique aqui e ouça a entrevista na íntegra do secretário Pedro Chagas.