O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), comentou nas redes sociais, nesta segunda-feira (27), o parecer do Ministério Público sobre a proposta que o Governo do Maranhão apresentou ao professores da rede pública estadual.

Como o Blog destacou no fim de semana, o MP, que intermediou o debate entre o Sinproesemma e o Estado, fez um estudo, realizado por economistas da área técnica, e comprovou que o valor proposto pelo Governo do Maranhão é o limite e, que qualquer valor acima, seria ilegal gerando penalidades impostos pela lei de responsabilidade fiscal (reveja).

Brandão ressaltou novamente que o Governo do Maranhão chegou no limite ao oferecer o reajuste de 11%, que não foi aceito pela categoria. O governador reafirmou que o Estado sempre esteve aberto ao diálogo.

“O Ministério Público emitiu parecer técnico reconhecendo os esforços do nosso Governo do Maranhão para valorizar os professores da rede estadual de ensino. Após análise minuciosa, a conclusão foi a de que o reajuste de 11% proposto está no limite orçamentário. Logo, o parecer também reforça o nosso compromisso com a responsabilidade fiscal. Desde antes da greve estivemos abertos ao diálogo e dispostos a valorizar essa essencial categoria para a nossa educação. Mas precisamos governar com isonomia, sem comprometer as contas públicas”, destacou Brandão.

O fato é que a greve entra na quinta semana e, infelizmente, sem previsão para terminar.

É aguardar e conferir.