Mais quatro municípios maranhenses receberão recursos federais para ações em prol dos atingidos pelas fortes chuvas que castigam o estado. São eles: Itaipava do Grajaú, Arame, Jenipapo dos Vieiras e Barra do Corda. A informação foi dada no domingo (26) pelo ministro das Comunicações, Juscelino Filho. Os decretos de emergência foram reconhecidos pelo Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional e pela Defesa Civil Nacional e publicados no Diário Oficial da União.

“Os planos de trabalho também já foram aprovados, e a expectativa é de que os recursos, de quase R$ 3,2 milhões, sejam liberados nesta segunda-feira, para que as prefeituras possam adquirir cestas básicas, água mineral, colchões, materiais de higiene pessoal, entre outros. Tenho conversado diariamente com os prefeitos das localidades afetadas e com o ministro Waldez Goes, que está empenhado em destinar toda a ajuda necessária”, disse Juscelino.

Ainda de acordo com Juscelino Filho, o trabalho junto aos órgãos responsáveis tem sido decisivo para garantir socorro com agilidade. “Essas e outras liberações que já ocorreram em apoio a municípios do estado em situação de emergência são fruto da nossa atuação, como ministro maranhense, junto ao Ministério da Integração e à Defesa Civil Nacional. E também de pleitos da nossa bancada de deputados federais e senadores, com quem também temos dialogado todos os dias”, observou.

O ministro das Comunicações completou: “Reitero minha solidariedade aos irmãos maranhenses atingidos pelos temporais. E reforço meu compromisso de seguir buscando todo o apoio que for preciso para amenizar o sofrimento das pessoas e para reconstruirmos as cidades, conforme orientação do presidente Lula. Juntos, vamos vencer mais esse momento difícil”.