Consciente de que os veículos elétricos ou híbridos são a principal estratégia para a descarbonização do setor de transportes e tendo em vista que a mobilidade elétrica ainda é uma carência existente e enfrentam grandes obstáculos no Brasil, o líder do Podemos, Dep. Fabio Macedo, protocolou no dia 27 de fevereiro, no Congresso Federal, o PL 710 de 2023 que vai estabelecer a obrigatoriedade de pontos de recargas para veículos elétricos ou híbridos, em estacionamentos privados de uso coletivo, e em estacionamentos e vias públicas.

A ideia é exigir a disponibilização de pontos de recargas para esses veículos elétricos ou híbridos, uma vez que, essa carência de pontos para carregamento não só dificulta a utilização dos veículos elétricos ou híbridos, mas também desestimula a aquisição de novos automóveis desses tipos no Brasil.

Para os estacionamentos privados e públicos, Fabio Macedo propôs a instalação de pontos de recarga por porcentagem das vagas, por exemplo, os proprietários dos estabelecimentos deverão disponibilizar estações de recargas para veículos elétricos ou híbridos, em 5% (cinco por cento) das vagas, que ficarão reservadas para esses veículos, atentando para as diferenças na capacidade de investimento por parte do setor privado e do público.

A aprovação deste projeto contribuirá para o aproveitamento do enorme potencial brasileiro de adoção de veículos elétricos ou híbridos. Para o líder do Podemos, “O Brasil precisa avançar na infraestrutura em carregamentos de veículos elétricos ou híbridos para que tenhamos mais desenvolvimento desse segmento no país.”, disse Fabio Macedo.

Dados – De acordo com o estudo intitulado, “O futuro da mobilidade no Brasil: uma rota para eletrificação”, da empresa de consultoria empresarial McKinsey & Company, o Brasil deverá ter 11 milhões de automóveis movidos à bateria elétrica em 2040, que representarão 55% (cinquenta e cinco por cento) das vendas dos novos veículos, 20% (vinte por cento) do parque instalado, um total de US$ 65 bilhões em receita anual.

Segundo o estudo citado, embora os brasileiros se mostrem mais sensíveis do que outras nacionalidades às questões de sustentabilidade e de mobilidade elétrica, o crescimento da eletrificação no transporte depende de investimentos públicos e privados em quatro setores: “apoio para quem compra política de incentivo industrial, investimentos constantes em pontos de recarga e adequação da infraestrutura de geração e transmissão energética”.