O deputado federal Pedro Lucas (União/MA) comemorou bastante o lançamento do foguete sul-coreano HANBIT-TLV, no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, no último domingo (19).

A Força Aérea Brasileira informou que o foguete transportou uma carga útil totalmente brasileira. Este foi o lançamento de número 500 do Centro de Lançamento de Alcântara.

O primeiro teste vertical do foguete foi bem-sucedido e é a primeira vez que o Brasil realiza um lançamento experimental em conjunto com uma empresa privada de outro país.

“Histórico! Foi feito o primeiro lançamento comercial no Centro de Lançamento de Alcântara. O foguete sul-coreano HANBIT-TL foi lançado com sucesso. A realização desse projeto é um marco para o programa espacial brasileiro. Muito feliz em ter ajudado na aprovação do AST, que contribuiu para que isso fosse possível”, afirmou o deputado maranhense.

Pedro Lucas ainda ressaltou que existe um Projeto de Lei de sua autoria que cria O Fundo de Desenvolvimento das Comunidades Carentes e Quilombolas de Alcântara para desenvolver projetos voltados às comunidades afetadas pelo Centro de Lançamentos de Alcântara.

“Em 2019, apresentei projeto de lei que para desenvolver projetos voltados às comunidades quilombolas e tradicionais afetadas pelo Centro de Lançamentos de Alcântara. A comunidade terá como principal fonte 1% da receita financeira obtida pelo governo”, finalizou.

É aguardar e conferir, afinal a iniciativa vai ajudar muitas comunidades em Alcântara.