Ícone do site Blog do Jorge Aragão

Brandão anuncia medidas após ataques em São Benedito do Rio Preto

Diante dos ataques ocorridos em São Benedito do Rio Preto, interior do Maranhão, o governador Carlos Brandão (PSB) anunciou medidas para combater o crime que teria acontecido no último fim de semana.

A denúncia é que moradores de uma comunidade tradicional tiveram suas casas incendiadas e que foram obrigados a deixar suas terras que ficam na comunidade Baixão dos Rocha, em São Benedito do Rio Preto.

“Diante dos ataques à comunidade tradicional Baixão dos Rochas, em São Benedito do Rio Preto, a Secretaria de Direitos Humanos e a Secretaria de Segurança do Maranhão foram até o local apurar os fatos e garantir assistência às famílias. E ainda formamos um Grupo de Trabalho para resolução do conflito”, afirmou o governador.

Os conflitos teriam sido iniciados em 2021, quando duas empresas iniciaram o plantio de soja na região.

No entanto, segundo o Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Interma), o território onde vivem as comunidades é público e já identificou que as terras foram griladas. Já os produtores de soja entraram na Justiça com uma ação de reintegração de posse da terra para expulsar os moradores.

É aguardar e conferir.

Sair da versão mobile