A saúde é prioridade para o Governo do Estado e visando garantir um atendimento de qualidade, o governador Carlos Brandão, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), está empenhado em entregar, ainda neste ano, a terceira etapa do Hospital da Ilha, onde está sendo construída a Unidade de Tratamento para Queimados (UTQ), que vai funcionar como referência nesse tratamento para todo o Maranhão.

A unidade, que já realiza atendimentos, conta com equipamentos de última geração, profissionais qualificados e estrutura ampla e completa que possui mais de 30 mil m². Com os atendimentos na cidade médica, está sendo possível observar um descongestionamento no sistema público de saúde, e claro, mais conforto aos pacientes.

“A Secretaria de Infraestrutura também é saúde e tem se dedicado a construir grandes obras, grandes hospitais para que vidas sejam salvas. Nós já entregamos a primeira e segunda etapa do Hospital da Ilha, que conta com diversas salas de especialidades, enfermarias, UTI e tudo que a população precisa para ter um atendimento hospitalar digno e eficaz. Essa terceira etapa que está sendo finalizada, que é a Unidade para Tratamento de Queimados, vai ser uma grande revolução na saúde pública maranhense e nós estamos trabalhando para que o mais breve possível possa estar disponibilizada para a população”, destacou o secretário de Estado da Infraestrutura, Aparício Bandeira.

Terceira etapa

A UTQ (Unidade de Tratamento de Queimados) está sendo construída e será um serviço especializado e de referência no Estado. A unidade também terá o subsolo, onde ficarão instalados o administrativo, refeitório com cozinha, auditório, biblioteca, lavanderia, manutenção e almoxarifado. Além disso, será instalada uma câmara hiperbárica, que é um equipamento que se assemelha a uma cama totalmente vedada com ar comprimido ou oxigênio puro.

Sua principal função é aumentar a pressão atmosférica, elevando também a quantidade de oxigênio transportado pelo sangue. O resultado é a aceleração da cicatrização, evitando infecções e atrofias musculares.

“O novo serviço a ser disponibilizado à população representa uma grande conquista em saúde pública para o nosso estado. Antes, os maranhenses precisavam recorrer a outros estados para receberem atendimento, em breve seremos também referência nacional”, conta o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.

Para esta terceira etapa, está sendo realizada a execução da estrutura do forro, suporte dos eletrodutos, revestimento e rejuntamento em piso, cabos elétricos e alvenaria. Todo esse trabalho conta com o empenho de uma equipe de mais de 80 pessoas, que se dedica para entregar outros setores do Hospital que vai curar e salvar centenas de vidas maranhenses. Serão 19 leitos na UTQ, além, de toda estrutura necessária para um atendimento ágil e eficaz.

Estrutura

O Hospital da Ilha, que já tem sua primeira e segunda etapa concluídas, possui hoje, mais 118 leitos de enfermaria, 43 leitos de UTI, 9 salas cirúrgicas, 11 leitos pós anestésico, emergência adulta e infantil, laboratório de análises clínicas, centro administrativo, heliponto, sala de ressonância magnética e demais serviços públicos de saúde.