Existe a grande expectativa que ainda neste primeiro semestre seja efetivada uma nova federação de partidos no Brasil, desta vez com a junção do PSB, PDT e Solidariedade.

No Maranhão existe uma curiosidade grande, afinal PSB e PDT eram aliados, mas nas eleições de 2022 houve um rompimento e os partidos ficaram em campos opostos. O PDT do senador Weverton e o PSB do senador licenciado Flávio Dino e do governador Carlos Brandão, deixaram de seguir juntos.

Nesta quinta-feira (16), em entrevista ao programa Ponto Final, na Rádio Mirante AM, o secretário de Agricultura Familiar do Maranhão e presidente do PSB no estado, Bira do Pindaré, afirmou que caberá ao seu partido comandar a federação em terras maranhenses.

“Vamos ter que discutir essa articulação e será inevitável que caminhemos juntos por conta da federação. Evidente que aqui no Maranhão o PSB é majoritário, elegeu governador, senador e a maior bancada na Assembleia Legislativa, tem representação na Câmara Federal e Senado, teve maior votação, e o PSB vai liderar essa federação no Maranhão e aí vamos debater município por município, mas teremos que ver as regras da federação para dirimir eventuais conflitos ou se a decisão será meramente política, de acordo com o comando de cada estado. O certo é que o cenário será modificado no Maranhão”, afirmou.

Bira do Pindaré também negou que exista qualquer estremecimento entre o governador Carlos Brandão e o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino.

“A relação está muito boa, não tem nenhum problema que comprometa essa convivência política. Não tenho essa preocupação, ambos já têm maturidade grande na política e precisam um do outro, esse diálogo seguirá”, finalizou.

É aguardar e conferir.