Durante a sessão ordinária da terça-feira (14), na Câmara de São Luís, a vereadora Silvana Noely utilizou a Tribuna do parlamento municipal para um “puxão de orelhas” em colegas vereadores que integram a Comissão de Direitos Humanos da Casa.

Há mais de dois anos presidindo a Comissão de Direitos Humanos, a parlamentar, que foi reconduzida a esta função no início desta legislatura, lembrou que muitas vezes, reuniões marcadas com antecedência não ocorreram por falta de quórum.

“Para que haja a reunião da Comissão, por exemplo, a gente precisa de, no mínimo, três vereadores presentes. E, na maioria das vezes, a gente teve uma dificuldade muito grande de passar os projetos pela ausência do número necessário de integrantes”, disse a vereadora.

Silvana ressaltou ainda que muita das vezes a falta de quórum não ocorre somente nas reuniões, mas também nas demais atividades próprias ao colegiado, como nas visitas a maternidades e hospitais, a exemplo do que aconteceu recentemente, com as vítimas da tragédia ocorrida no Rio Anil Shopping e dos alagamentos decorrentes do período chuvoso na cidade, que tem deixado centenas de pessoas desabrigadas.

“A gente quer trabalhar, mas é preciso a colaboração dos colegas, para que as coisas aconteçam da forma que deve ser”, finalizou.

O presidente interino da Câmara de São Luís, Francisco Chaguinhas, garantiu que uma das medidas de sua gestão será a luta para o fortalecimento da atuação das comissões permanentes como medida importante para revitalizar o trabalho do Legislativo.

É aguardar e conferir.