A Vereadora Silvana Noely protocolou requerimento encaminhado à Prefeitura Municipal de São Luís, bem como indicação ao Governo do Estado do Maranhão, solicitando a construção de uma Passarela do Samba Fixa no bairro Anel Viário, onde já é realizada a montagem no período carnavalesco.

O objetivo da Vereadora é garantir uma cidade das artes e  espaço cultural o ano todo, com feira permanente de artesanato, exposições, projetos sociais e um local a ser utilizado pelos artistas locais e movimentos culturais para apresentações artísticas, sem precisar pagar a pauta. Além disso, o espaço contaria com a implantação da Creche-Escola Maria Firmina dos Reis.

Segundo Silvana Noely, de 2014 a 2019, o custo anual para montagem e desmontagem da passarela foi de R$ 2 milhões. Em 2023, o valor gasto pela prefeitura foi de R$ 2,8 milhões de reais. Desse modo, a construção de uma passarela fixa, além de otimizar custos a médio e longo prazo, também vai movimentar a cultura,  gerar renda e criar oportunidades, além do impacto social através dos projetos educacionais que poderiam ser implantados.

“A reclamação dos produtores culturais e artistas maranhenses sobre a ausência de um ambiente próprio para a realização de atividades artísticas é recorrente, então essa iniciativa seria mais um estímulo na valorização dos nossos artistas, na economia,  na geração de empregos direta e indiretamente e para a população, de modo geral”, afirma a Vereadora Silvana Noely.

Veja abaixo o vídeo gravado pela vereadora Silvana Noely, onde justifica sua solicitação.