Presente nos circuitos oficiais e em diversos bairros da capital maranhense no período carnavalesco, o vereador Raimundo Penha (PDT) viu com muita alegria a evolução do Carnaval em São Luís. Para ele, não foi somente uma grande festa, mas um reencontro com o Carnaval multicultural do Maranhão.

Penha esteve nos circuitos Beira-Mar e avenida Litorânea, na Madre Deus e na Passarela do Samba, onde desfilou com um bloco tradicional Kambalacho do Ritmo e na escola Favela do Samba, e parabenizou o prefeito Eduardo Braide pela organização do espaço. Também foi ver de perto as diversas formas de folia nos bairros.

“Depois da pandemia, a volta do carnaval no Maranhão não é só uma festa. É um momento de reencontro com a nossa cultura, que tem seus elementos de identificação. Os blocos tradicionais e tribos de índio, por exemplo, só existem aqui. Nossa cultura é muito rica, nosso carnaval é multicultural”, definiu ele.

Na avaliação do vereador, a grande inovação foi circuito da Litorânea, que além de levar a folia para orla de São Luís, que é muito bonita, também promoveu o acesso de um público que prefere brincar durante o dia.

“A programação diurna na Litorânea possibilitou a participação de adolescentes e idosos, que puderam aproveitar o Carnaval com muita alegria. O governador Carlos Brandão e o secretário de Cultura, Yuri Arruda, estão de parabéns pela iniciativa”, disse.

Para Raimundo Penha, o sucesso do carnaval em São Luís pode ser ainda maior se houver a utilização da Passarela do Samba durante o dia.

“Com uma cobertura, o espaço poderia se transformar no Corredor da Inclusão, com uma programação carnavalesca começando pela manhã, voltada para crianças, idosos e pessoas com deficiência. Assim, a folia que já foi muito bonita pode ser ainda melhor”, concluiu ele.