Depois da tragédia ocorrida no Litoral Norte de São Paulo, voltou-se a preocupação com novos episódios semelhantes no Brasil.

De acordo com o levantamento feito pelo Sistema Federal de Proteção e Defesa Civil, através do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM), que realiza o mapeamento para desastres geológicos e hidrológicos, o Brasil teria atualmente 13.542 áreas de risco identificadas para desastres naturais.

O Maranhão estaria entre os cinco estados brasileiros com maior quantidade de municípios com áreas de risco.

Santa Catarina foi o estado que apresentou mais municípios mapeados com áreas de risco, num total de 294, seguido de Minas Gerais com 199 e São Paulo com 117.

O Maranhão aparece em quarto, mas seria o primeiro do Nordeste com 92 municípios e seguido de perto da Bahia com 90.

De acordo com o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, o Brasil tem cerca de 4 milhões de pessoas vivendo em áreas com altíssimo risco de desastre natural como o que aconteceu no litoral paulista no fim de semana.

Infelizmente, quase 500 pessoas morreram em enchentes ou deslizamentos de terra e pedra, em pouco mais de um ano no Brasil, isso sem contabilizar as mortes do fim de semana do Carnaval no Litoral Norte de São Paulo.