Mesmo em pleno Carnaval, o Ministério das Comunicações, através do ministro Juscelino Filho, anunciou o fornecimento de antenas portáteis para ajudar a comunicação via satélite nas regiões afetadas pelas chuvas no litoral de São Paulo.

Os equipamentos começaram a ser disponibilizados nesta terça-feira (21), inclusive com a ida de engenheiros para o local, com o intuito de darem suporte e treinamentos para equipes que já estão no local, onde, infelizmente, cerca de 50 pessoas perderam a vida.

Segundo o ministro Juscelino Filho, as antenas vão possibilitar a comunicação das equipes que atuam nas áreas mais isoladas e na desobstrução de estradas. Os equipamentos se conectam à internet por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas.

“Por meio da Telebrás, vamos disponibilizar internet banda larga via satélite na região do litoral paulista. Antenas e equipamentos vão garantir a comunicação entre as equipes que atuam nas ações de salvamento e reconstrução”, afirmou o ministro que é maranhense.

O dispositivo tem bateria para uso em períodos de falta de energia, com duração de até oito horas e possui Wi-Fi, podendo ser conectado a aparelhos celulares e computadores.

É aguardar e conferir.