Depois de ser reeleito líder da Bancada do PP no Congresso Nacional (reveja), o deputado André Fufuca pode ficar ainda mais fortalecido na política nacional e maranhense.

De acordo com o jornal O Globo, após meses de negociações, PP e União Brasil acertaram a formação da federação que representará a maior bancada da Câmara Federal e a segunda do Senado. Sem a presença do Avante, que chegou a negociar a participação, a expectativa é que o anúncio ocorra na primeira semana de março.

Ainda segundo a reportagem, o senador Ciro Nogueira (PI), presidente do PP, enviou um modelo de estatuto da federação para Antonio Rueda, vice-presidente do União Brasil, que deverá fazer os arremates no documento. Pelo acordo alinhavado, Nogueira e Rueda serão os copresidentes da aliança, que vai contar com 108 deputados, superando o PL, que tem 99, e 15 senadores, atrás apenas do PSD, com 16.

Diante disso, caciques dos dois partidos buscam prioridade na definição dos diretórios locais. No Maranhão, o deputado André Fufuca (PP) tende a assumir o comando devido a arestas existentes no União.

Em isso acontecendo, André Fufuca ficaria ainda mais forte tanto na política nacional como local.

É aguardar e conferir.