O atual secretário de Monitoramento de Ações Governamentais do Governo do Maranhão, o advogado Daniel Itapary Brandão, está cada vez mais próximo de ser o novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão.

Pelas informações obtidas pelo Blog, Daniel Brandão teria sido o único inscrito para disputar a vaga em aberto do TCE/MA, desde a aposentadoria compulsória do ex-conselheiro Edmar Cutrim, em 07 de janeiro deste ano.

O prazo para as inscrições foi concluído na sexta-feira (10) e para se habilitar seria necessário “atender aos requisitos do art. 52, §1°, da Constituição Estadual: contar com mais de 35 e menos que 65 anos de idade; ter idoneidade moral e reputação ilibada; ostentar notórios conhecimentos jurídicos, contábeis, econômicos e financeiros ou de administração pública, bem assim comprovar mais de 10 (dez) anos de exercício de função pública ou efetiva atividade que exija os conhecimentos nas áreas acima mencionadas, bem como obedecer ao disposto no Decreto Legislativo n° 151/90.”

A presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale, criou uma Comissão Especial, composta por cinco deputados: Glalbert Cutrim (PDT), Ana do Gás (PSB), Florêncio Neto (PSB), Abigail Cunha (PL) e Rafael Leitoa (PSB), para emitir parecer sobre as inscrições para o cargo em aberto do TCE/MA.

O próximo passo agora será a arguição pública dos eventuais inscritos e após isso, num prazo máximo de 24 horas, acontece a convocação da Sessão Pública Extraordinária da Assembleia Legislativa.

É aguardar e conferir, mas tudo pode ser resolvido até mesmo antes do Carnaval, ou seja, na próxima semana.