Nesta quinta-feira (09), durante a última sessão desta semana na Assembleia Legislativa do Maranhão, o deputado estadual Wellington do Curso (PSC) questionou a coerência do Sinproesemma (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipais do Estado do Maranhão).

O parlamentar, que durante todo o Governo Flávio Dino fez Oposição, questionou a postura omissa do sindicato que representa os professores da rede pública estadual na gestão, mas que agora, com menos de 45 dias da nova gestão do governador Carlos Brandão, já realiza movimentos grevistas.

“Causou-me estranheza as lideranças do sindicato do Sinproesemma, que de forma pelega, omissa na gestão do ex-governador Flávio Dino agora faz manifestação sem ter nenhum diálogo ainda com o governador Brandão. Eu peço que o sindicato tenha, no mínimo, decência, complacência e possa cobrar o reajuste anterior e admitir por que é que não cobrou do ex-governador Flávio Dino. Professor e deputado Wellington cobrou do ex-governador Flávio Dino e já começa a solicitar ao governador Brandão o reajuste de 14,95 aos professores do estado do Maranhão. Deputado Wellington de forma independente e na luta em defesa de professores, policiais, servidores para o estado Maranhão”, afirmou.

Wellington ainda concedeu entrevista a Rádio Mirante AM, ao programa Ponto Final, onde questionou a coerência do Sinproesemma.

“O reajuste concedido agora pelo Governo Federal é menor do que o concedido anteriormente (Governo Bolsonaro), mas o Sinproesemma não fez nenhuma cobrança no Governo Flávio Dino, mas agora já começa a fazer manifestação, já começa a fazer movimento, inclusive falando de paralisação, de greve, e isso me causou estranheza. Por que não fizeram isso em oito anos do governador Flávio Dino e, agora, com menos de 60 dias do atual governador, Carlos Brandão, estão fazendo? Quem está por trás disso? Quem está orquestrando isso?”, indagou Wellington.

É aguardar e conferir, mas que a postura do Sinproesemma mudou, isso ninguém tem coragem de negar.