É claro que é apenas o início do mandato da nova presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale (PSB), mas uma coisa tem chamado atenção nesse início de gestão, o jeito simples da primeira mulher a comandar o parlamento estadual maranhense.

O apoio do governador Carlos Brandão (PSB) foi determinante para a eleição de Iracema na Mesa Diretora, mas também foi fundamental o jeito simples e a articulação de Iracema para evitar outras disputas.

Logo nessa primeira semana no comando da AL, em pelo menos dois momentos, Iracema Vale demonstrou que a vaidade do novo cargo não lhe tirou a simplicidade, característica da sua vida pública na política.

Iracema fez questão de fazer uma visita surpresa na Creche Pimentinha, que é mantida pela AL. A presidente, sem avisar ninguém, quis acompanhar de perto o funcionamento da creche e surpreendeu a muitos servidores com sua  postura.

Já na primeira Sessão Ordinária da AL, Iracema fez questão de deixar, temporariamente, o Plenário para pessoalmente recepcionar  comunidades indígenas das etnias Guajajara e Krikati, da região de Grajaú e Montes Altos. As tribos indígenas estiveram no parlamento a convite do deputado Ricardo Arruda (MDB).

“Os povos indígenas têm uma força cultural enorme e são uma das maiores riquezas do Maranhão. É um prazer e privilégio que essa seja a primeira comitiva que recebemos após a abertura dos trabalhos nesta Casa”, afirmou Iracema.

Se valer a máxima de que a primeira impressão é a que fica, o início de Iracema, com seu jeito simples, tem deixado muitos impressionado e isso talvez explique a surpreendente votação nas eleições de 2022, já que Iracema foi a única política a conseguir mais de 100 mil votos para a AL.

É aguardar e conferir.