O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), anunciou que estará ampliando, nesta semana, a presença da Polícia Federal e da Força Nacional nas terras indígenas em Roraima.

Dino diz que a ampliação é necessária para atender o decreto do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O decreto concede poder às Forças Armadas e a ministérios de seu governo para barrar a atuação de garimpeiros no território Yanomami. A ideia é evitar que a atividade ilegal siga crescendo.

“Dando cumprimento ao Decreto do presidente Lula, determinei a ampliação da presença da Polícia Federal e da Força Nacional em Roraima, ao longo desta semana. Queremos que a desintrusão das terras indígenas ocorra em PAZ, sem conflitos. Contamos com a colaboração de todos”, afirmou Dino.

Já o governador de Roraima, Antonio Denarium, pediu ao Governo Federal que auxilie os garimpeiros ilegais a saírem da Terra Indígena Yanomami. O pedido ocorre em meio à grave crise humanitária no território causada pelos invasores e após dezenas de garimpeiros começarem a fugir pela mata e por rios

Garimpeiros ilegais que atuam na Terra Indígena Yanomami começaram a fugir do território após o início de ações de repressão à atividade clandestina.

É aguardar e conferir.