A senadora maranhense Eliziane Gama, atualmente no Cidadania, deve trocar de partido nas próximas horas e o caminho tende a ser o PSD, partido comandado nacionalmente por Gilberto Kassab.

Eliziane está em diálogo com o PSD e pode se filiar na legenda inclusive neste fim de semana, já que o prazo de filiação, para que os partidos possam contabilizar os parlamentares e interferir no tempo do horário eleitoral e no fundo partidário, vai somente até 31 de janeiro, antes da posse para a nova legislatura que ocorrerá em 1º de fevereiro.

Uma filiação depois de 31 de janeiro não terá muito efeito prático para o partido, pois esse novo parlamentar não irá interferir nessa contabilidade importante para os partidos, já que o tempo no horário eleitoral e a divisão dos recursos do fundo eleitoral é rateado pela quantidade de parlamentares de cada partido no Congresso Nacional antes do início do mandato.

Eliziane já teria acertado tudo com Kassab, inclusive questionando a possibilidade do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), participar do seu ato de filiação, o que foi prontamente atendido por Kassab. No entanto, pelas informações obtidas pelo Blog, a presidência do PSD no Maranhão seguirá sob a tutela do deputado federal Edilázio Júnior.

Além de Eliziane Gama, o PSD também deve anunciar a senadora Mara Gabrilli, atualmente no PSDB-SP. Desta forma, o partido vai se tornar a maior bancada no Senado, com 15 parlamentares. No entanto, a legenda deverá alcançar 16 senadores, já que Jussara Lima (PI), suplente de Wellington Dias (PT), assumirá em 2 de fevereiro, com o retorno do titular do mandato para o Ministério do Desenvolvimento Social.

Com isso, mais do nunca, Rodrigo Pacheco (PSD) assegura sua recondução a presidência do Senado e pode abrir mais uma vaga na Mesa Diretora, vaga essa cobiçada por Eliziane Gama, com aval inclusive do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

É aguardar e conferir.