O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), decidiu endurecer ainda mais a situação de manifestantes que protestam contra o resultados das eleições do ano passado em frente ao Exército em Brasília.

Neste fim de semana, Dino autorizou que a Força Nacional para auxiliar na proteção da ordem pública e do patrimônio na capital federal contra atos de ameaça à democracia.

“Além de todas as forças federais disponíveis em Brasília, e da atuação constitucional do Governo do Distrito Federal, teremos nos próximos dias o auxílio da Força Nacional. Assinei agora Portaria autorizando a atuação, em face de ameaças veiculadas contra a democracia”, assegurou.

O ministro disse ainda que conversou com todos os governadores e que “tomada de poder” só ocorrerá através do voto e não da força.

“Ontem conversei com governadores, inclusive que não são do nosso campo político. Queremos que a LEI prevaleça e não haja crimes. Estou em Brasília, espero que não ocorram atos violentos e que a polícia não precise atuar. ‘Tomada do Poder’ pode ocorrer só em 2026, em nova eleição”, finalizou.

É aguardar e conferir, mas Flávio Dino endureceu o discurso e deve retirar os manifestantes da frente dos quartéis nos próximos dias.