O deputado federal reeleito Pedro Lucas (União Brasil), nesta sexta-feira (30), nas redes sociais, demonstrou uma grande e justa preocupação com os municípios do Maranhão por conta dos repasses do FPM (Fundo de Participação dos Municípios).

A preocupação de Pedro Lucas é que existe a possibilidade de que 66 municípios do Maranhão sofram redução no repasse do FPM, por conta de uma eventual diminuição da população dessas cidades.

A possibilidade foi levantada após a divulgação de uma prévia do Censo Demográfico, que vai sendo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados foram entregues ao Tribunal de Contas da União (TCU), mas ainda não são definitivos. Clique aqui e veja os dados divulgados.

Pedro Lucas, antevendo o enorme problema, já deixou claro que levará o assunto a Bancada do Maranhão e fez um apelo para que não se tenha uma decisão imediata e, consequentemente, precipitada.

“Após dados prévios do Censo do IBGE, o TCU pode reduzir o repasse do Fundo de Participação dos Municípios de 66 municípios maranhenses. Estou levando esse assunto para a bancada maranhense para que possamos contestar essa perda. A redução de recursos prejudica demais as cidades. Nosso apelo é para que quando termine o Censo com os dados oficiais e o prazo de contestação, possamos ter uma definição concreta sobre isso”, afirmou Pedro Lucas.

É aguardar e conferir, mas é preciso agir para prevenir, bem melhor que remediar.