Ao que parece o próximo Governo Lula, que iniciará em 1º de janeiro de 2023, pode ter o recorde de maranhenses na equipe de primeiro escalão, ocupando pastas importantes no Governo Federal.

Lula já anunciou o senador eleito Flávio Dino para o Ministério da Justiça e Segurança Pública, Dino inclusive é atualmente o membro da equipe de transição de Lula com maior destaque na mídia nacional.

Além de Dino, a maranhense, eleita deputada federal em São Paulo pelo PSOL, Sônia Guajajara. A líder indígena, que pertence a terra Arariboia, deve assumir o Ministério dos Povos Originários, que será criado no Governo Lula.

Nesta quarta-feira (28), Lula sinalizou que, em prol da governabilidade, entregará três ministérios ao PSD e três ministérios ao União Brasil.

Entre os ministérios que ficariam com o União Brasil seria o do Turismo e, de acordo com o colunista Gerson Camarotti, o nome do partido seria do deputado federal Juscelino Filho, que foi reeleito em 2022, com mais de 142 mil votos.

Caso se confirme a ida de Juscelino Filho para o Ministério do Turismo, o primeiro suplente do União, Dr. Benjamim, é quem assumiria o mandato de deputado federal. Dr. Benjamim é natural do Paraná, mas trabalha como médico na Região Sul do Maranhão, principalmente em Açailândia.

Seria um feito histórico e inédito, afinal três maranhenses iriam ocupar, ao mesmo tempo, três ministérios no Governo Federal.

É aguardar e conferir.