O vereador Paulo Victor (PCdoB), no próximo domingo (1º), por volta das 11h, irá tomar posse como presidente da nova Mesa Diretora da Câmara de São Luís, para o biênio 2023/2024, mas nos bastidores a expectativa é que o novo presidente não permaneça muito tempo no cargo.

Homem de confiança do atual governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), Paulo Victor deve ser convidado novamente para uma outra missão mais próxima de Brandão. Lembrando que coube a Paulo Victor comandar a Secretaria de Cultura do Maranhão, realizando o maior São João do Estado, e depois coordenar a campanha de reeleição do atual governador.

Paulo Victor deve ser convidado em fevereiro para assumir a Secretaria de Governo, que era comandada por Diego Galdino, que deixa a pasta para integrar a equipe de Flávio Dino no Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Nesta terça-feira (27), a Câmara de São Luís aprovou, em 1º Turno, uma mudança na Lei Orgânica do Município que reforça essa tese.

Pela normal atual, se Paulo Victor, estando presidindo a Câmara de Vereadores, fosse integrar o Executivo estadual, precisaria renunciar a presidência do parlamento municipal e uma nova eleição seria realizada.

No entanto, a mudança proposta é que o parlamentar se licencie da presidência, sem a necessidade de nova eleição, deixando que o vice-presidente assuma interinamente o comando da Câmara de São Luís. O vice-presidente da próxima Mesa Diretora será o vereador Francisco Chaguinhas (Podemos), que numa eventual ida de Paulo Victor para a Secretaria de Governo, assumiria o comando do parlamento municipal.

É aguardar e conferir, mas a cada dia Paulo Victor parece mais próximo de voltar a equipe de Carlos Brandão.