A senadora maranhense Elziane Gama (Cidadania), nas redes sociais, comemorou a indicação de mulheres para o primeiro escalão da equipe do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Pelo menos seis mulheres vão comandar os ministérios do futuro Governo Lula. Com um total de 21 pastas apresentadas até o momento, 16 integrantes do primeiro escalão foram anunciados até a quinta-feira (22/12). Entre eles, estão oficializadas seis mulheres, sendo três delas negras.

As mulheres já anunciadas são: Nísia Trindade (Ministério da Saúde), Esther Dweck (Ministério da Gestão), Luciana Santos (Ministério da Ciência e Tecnologia), Aparecida Gonçalves (Ministério da Mulher), Margareth Menezes (Ministério da Cultura) e Anielle Franco (Ministério da Igualdade Racial).

“Parabéns ao presidente Lula, que oficializou seis mulheres no comando de pastas importantes como ministras. Um governo precisa refletir a pluralidade e garantir o espaço às mulheres brasileiras. Que mais mulheres ocupem o primeiro escalão do governo. O olhar feminino é fundamental à administração pública”, afirmou Eliziane.

A tendência é que o número de mulheres ainda cresça no futuro Governo Lula, já que o presidente eleito ainda precisa confirmar os nomes de 16 ministros para fechar a composição do alto escalão do governo, que terá 37 ministérios. Os últimos anúncios devem acontecer apenas na semana que vem, a última antes da posse.

A expectativa é que a senadora Simone Tebet (MDB) seja anunciada no Ministério das Cidades e a maranhense eleita deputada federal por São Paulo, Sonia Guajajara (PSOL) seja confirmada no Ministério dos Povos Originários. Além disso, a própria senadora Eliziane Gama já teve seu nome cotado para a futura equipe de Lula.

É aguardar e conferir.