A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou nesta quarta-feira (21), em 2º turno, o projeto de resolução legislativa 071/2022, de autoria do deputado Neto Evangelista (União Brasil), que assegura a participação de mulheres e pessoas com deficiência na composição da Mesa Diretora, na exata proporção de representantes.

De acordo com o texto do projeto, as legislações têm avançado no sentido de oferecer dignidade à pessoa humana, especialmente quando garantem postos de trabalho para serem preenchidos por mulheres e pessoas com deficiência. Desta forma, a aprovação coloca a Assembleia Legislativa do Maranhão como a primeira Casa Legislativa em todo o Brasil, a oferecer garantias a ambas as classes.

Para a deputada Andreia Martins Rezende, reeleita último pleito eleitoral, a iniciativa do parlamentar e amigo, Neto Evangelista, vai além da contribuição por meio de melhorias da condição de vida e valorização feminina, a iniciativa é um marco do respeito à diversidade, e, solo fértil para o desenvolvimento de ideias propagadoras de direitos e inclusão social.

“Fico imensamente feliz quando vejo iniciativas tão grandiosas dos meus pares, como esta do Neto! Infelizmente a nossa sociedade ainda precisa abrir os olhos em relação à pessoa com deficiência e, até, muitas vezes à proporcionalidade feminina em determinadas circunstâncias, no entanto, a iniciativa fortalece a quebra essas barreiras e nos dá o devido protagonismo e bem-estar social”, enfatizou.

O Projeto de Resolução Legislativa agora segue para promulgação.