É bem verdade que o conselheiro Edmar Cutrim só deixará oficialmente o Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA) em 07 de janeiro de 2023, quando completará 75 anos e será aposentado compulsoriamente.

No entanto, Edmar Cutrim se despediu das sessões do TCE-MA na última quarta-feira (14), quando os conselheiros elegeram Marcelo Tavares para presidir o órgão fiscalizador a partir de 1º de janeiro de 2023.

Edmar Cutrim se despede do TCE-MA depois de 22 anos, tendo sido inclusive presidente do órgão por mais de uma vez, também teve passagem pela Assembleia Legislativa do Maranhão, onde foi deputado por três mandatos.

A despedida de Edmar Cutrim do TCE-MA é mais uma das inúmeras incongruências que o Brasil nos apresenta. O conselheiro é obrigado a se aposentar do órgão após completar 75 anos, mas o eleitor brasileiro acaba de eleger um presidente da República com 77 anos.

Os dois filhos de Edmar Cutrim que estão na política, o deputado federal Gil Cutrim (Republicanos) e o deputado estadual Glalbert Cutrim (PDT), nas redes sociais prestaram homenagens ao pai, que se despediu do TCE-MA.

Gil Cutrim falou da trajetória do pai e ressaltou que um novo ciclo estaria se iniciando, não deixando claro que Edmar Cutrim seguirá ou não na vida pública.

Edmar Cutrim já se despediu das sessões do TCE-MA, mas mesmo assim na sua última sessão foi homenageado sendo eleito o novo ouvidor.

Com a saída de Edmar Cutrim, agora caberá a Assembleia Legislativa a indicação do novo conselheiro do TCE-MA.

No entanto, como Edmar deixará o cargo oficialmente em 07 de janeiro, o parlamento atual pode fazer a escolha, não esperando a chegada dos novos parlamentares, já que em 1º de fevereiro teremos uma mudança de 60% dos deputados na Assembleia Legislativa.

É aguardar e conferir.