Fundada no dia 22 de dezembro de 1648, a cidade de Alcântara, a 30 km de São Luís, está prestes a sediar um novo marco histórico para o programa espacial brasileiro: pela primeira vez o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) fará a decolagem de um foguete de uma empresa privada. Ainda em dezembro deste ano, a empresa sul-coreana Innospace lançará um satélite com motor híbrido, patenteado pela própria startup asiática, a partir da Base de Alcântara.

Na manhã desta quarta-feira (14), o governador Carlos Brandão visitou as instalações da Innospace e confirmou o interesse da administração estadual em apoiar lançamentos de foguetes e satélites de outros países.

A visita de Brandão objetivou discutir a capacitação profissional dos maranhenses para o setor de tecnologia espacial e, também, possibilitar novas parcerias para fortalecimento do Maranhão no programa espacial brasileiro.

“Até o fim do ano, faremos este importante lançamento de um foguete sul-coreano da Innospace. Será um importante teste para lançarmos novos satélites por meio de parcerias público-privadas. Afinal, aqui em Alcântara temos todas as condições favoráveis”, pontuou o governador.

Brandão destacou ainda que tanto a visita quanto o futuro lançamento da Innospace integram as ações do governo do Estado em prol do crescimento econômico e tecnológico do Maranhão. “Esta parceria vai trazer grande desenvolvimento para o nosso estado, que vai absorver a nossa mão de obra. A capacitação dos nossos profissionais é algo de extrema importância, para que os maranhenses não fiquem de fora desse projeto”, reforçou.

Além da empresa sul-coreana, empresários do setor aeroespacial dos Estados Unidos e do Canadá também já acertaram o uso da base de Alcântara para o lançamento de foguetes e satélites. “Aqui será um grande centro de lançamento de foguetes e satélites de vários países”, garantiu Carlos Brandão.

É aguardar e conferir.