Paço do Lumiar é o nome da quinta maior cidade do Maranhão, que tem o significado inspirado na Freguesia do Lumiar,  de Portugal, e significa Palácio da Luz. O município da região metropolitana de São Luís é conhecido pela religiosidade do São João, as Caixeiras do Divino Espírito Santo e agora, a Prefeita Paula Azevedo(PCdoC) deu início à execução de mais um importante projeto para o fomento da cultura e do turismo no município.

Paula Azevedo iniciou oficialmente, na noite da sexta-feira(09) as programações natalinas do município, durante a abertura do Festejo de Nossa Senhora da Luz, realizado na Paróquia da padroeira do município, na Sede de Paço do Lumiar. Durante as festividades, a prefeita carregou a imagem de Nossa Senhora da Luz e lançou, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Paço do Lumiar-SEMCEL, o calendário do mês natalino, que em 2022 traz o tema:”Natal Iluminado no Palácio da Luz”, em referência ao significado do nome Paço do Lumiar. Depois da missa, a programação continuou com a apresentação de ballet do Instituto Dansec, do Maiobão, seguida pelo teatro da Trupe Doce Natal, encerrando a noite com as belas canções do Coral Maranatha, de Paço do Lumiar. A cidade foi decorada nas regiões da Sede, Maiobão, e ruas de comunidades com luzes natalinas.

A prefeita falou sobre a importância do momento para a cultura e o turismo em Paço do Lumiar: “Estamos trabalhando muito pelo turismo em nosso município e desta vez,  Paço do Lumiar está decorada no clima natalino, o  que também fomenta o comércio, o turismo religioso, é a proposta  da nossa gestão de tornar a cidade uma referência nesse sentido, pois temos muito a oferecer”, explicou.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Paço do Lumiar, Jocileno Golveia, falou sobre a programação: “Estamos com um calendário repleto de atividades, nesta sexta-feira, tivemos o início da nossa programação natalina durante a abertura do festejo de Nossa Senhora da Luz e no domingo, dia 11, a programação natalina acontece na Praça da Família, no Maiobão, a partir das 18:00 horas com atrações para toda a família, no dia 19 de dezembro, a Praça da Família também vai receber o Espetáculo Natalino da Paixão, da Companhia Barrica e outras apresentações, às 18:00 horas”, falou o secretário.