O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), que conseguiu o consenso na eleição da Famem (Federação dos Municípios do Estado do Maranhão), voltou a deixar claro que quer repetir o feito na eleição da Assembleia Legislativa, no dia 1º de fevereiro de 2023.

Durante encontro com prefeitos, após a aclamação do prefeito de São Mateus, Ivo Rezende (PSB), ao comando da Famem, Brandão deixou claro que espera a unidade do seu grupo também na disputa pela Mesa Diretora do parlamento estadual.

Brandão ainda afirmou que respeitará o candidato do seu grupo que estiver melhor articulado e que somente após a definição na Assembleia Legislativa é que tratará da reforma na sua equipe de governo.

“Independente de quem seja o candidato, nós vamos dialogar, aquele que estiver a melhor posição, tiver mais aliados, que construir melhor, esse sim, será o candidato que a gente vai trabalhar para a unidade. Tendo a unidade na eleição da Assembleia, aí, sim, nós vamos anunciar o nosso novo governo que vai começar na realidade em fevereiro após a eleição da Assembleia, para que a gente possa montar o governo junto com os prefeitos, junto com os deputados, para que a gente possa, ao final e ao cabo, ter um governo municipalista. Essa vai ser a minha marca”, disse Brandão.

Ou seja, a montagem da sua equipe de governo pode ser um trunfo a mais para Brandão em busco do consenso na eleição da AL.

Já diante da afirmação de Brandão, o atual presidente da Casa, Othelino Neto (PCdoB), deve voltar a conversar com os atuais e futuros deputados estaduais, como já estava fazendo, mas deu uma parada a pedido do próprio governador.

É aguardar e conferir, mas ao que parece Othelino larga na frente na disputa pelo comando da Mesa Diretora da AL.