Diante da dúvida sobre a entrega da faixa presidencial no próximo dia 1º de janeiro de 2023, o vice-governador eleito do Maranhão, Felipe Camarão (PT), fez uma sugestão para o evento.

Camarão sugeriu que a faixa seja entregue pela ex-presidente da República, Dilma Rousseff (PT), que não concluiu seu segundo mandato após ser afastada por um processo de impeachment, em 2016.

“Se o presidente derrotado não quiser passar a faixa presidencial para o Lula, essa seria a cerimônia perfeita, né?”, indagou Felipe Camarão com um desenho simbolizando Dilma entregando a faixa presidencial a Lula (veja acima).

A polêmica começou quando surgiu a possibilidade de que o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) deixe o Brasil, justamente para não entregar a faixa presidencial. Em isso se confirmando, caberia ao vice-presidente e senador eleito, Hamilton Mourão (Republicanos-RS), a entrega da faixa a Lula.

No entanto, Mourão disse que não entregará porque não é o presidente e que se Bolsonaro não entregar, “qualquer um poderia fazer”.

Diante da dúvida, a futura primeira-dama Rosângela Silva, a Janja, tem trabalhado junto com a equipe de preparação de posse de Lula para encontrar uma alternativa. Uma das opções, de fato, seria a entrega da faixa presidencial por Dilma Rousseff.

É aguardar e conferir.