O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), destacou a importância da construção de uma unidade para assegurar que a eleição na Famem (Federação dos Municípios do Maranhão), marcada para o dia 21 de novembro, fosse através de consenso.

Brandão ressaltou que o “municipalismo venceu através da união”.

“A construção da unidade na eleição para a Presidência da Famem em torno do prefeito de São Mateus, Ivo Rezende, faz-se pelo propósito de trabalhar, principalmente, pelos que mais precisam. O municipalismo venceu por meio da união”, afirmou o governador reeleito.

Inegavelmente a aclamação de Ivo Rezende na Famem, já que apenas uma chapa foi inscrita para a disputa, acaba sendo uma vitória da boa articulação política do governador maranhense. Brandão tem defendido uma união de forças no Maranhão.

O primeiro desafio foi vencido, mas Brandão ainda tem outras duas decisões importantes para se posicionar: a indicação de um novo conselheiro para o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e a eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa.

A indicação para o TCE, prevista para janeiro de 2023, e a eleição na AL, prevista para fevereiro de 2023, são mais dois testes de fogo para a articulação política de Brandão, que no primeiro teste passou com louvor.

É aguardar e conferir, mas ninguém tem duvida que Brandão buscará novamente consenso em ambos os casos, até para iniciar sua gestão com todo o seu grupo unido.