Nesta quinta-feira (10), o Porto do Itaqui levou o primeiro lugar no Prêmio CIDESPORT de Porto Público com Maior Número de Certificações ISO, concedido pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade de Valência – Espanha. Os portos de Suape (PE) e São Francisco do Sul (SC) ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente.

Com certificações que atestam excelência na gestão da Qualidade (ISO 9001), do Meio Ambiente (ISO 14001), da Segurança da Informação (ISO 27001) e da Segurança e Saúde Ocupacional (ISO 45001), o Itaqui é o porto público brasileiro a possuir o maior número de selos ISO. Ao igualar-se ao porto que levou o primeiro lugar dentre os portos privados, o Portonave (Paranaguá – PR), também com quatro certificações ISO, a gestão pública do Porto do Itaqui alcança sua visão de ser referência em gestão portuária do Brasil.

O diretor de Planejamento da EMAP – Empresa Maranhense de Administração Portuária, Marcelo Coelho, recebeu a honraria em cerimônia realizada durante a 9ª edição do Congresso Internacional de Desempenho Portuário, em Florianópolis (SC). Também participaram do evento o diretor de Administração e Finanças, Artur Thiago Costa; o head de Inovação, Gabriel Cassia, e os bolsistas do programa de residência da EMAP, Ronny Gabriel, Airton Brasil, Danilo Costa, Rosália Andrade, Daniel Bardini e Thalita Furtado.

“Esse prêmio simboliza o esforço conjunto do Governo do Maranhão, do presidente Ted Lago, diretores e toda a equipe da EMAP, de levar a gestão do Porto do Itaqui a um patamar de excelência. Ao mesmo tempo, reforça a nossa responsabilidade de manter a qualidade de nossos procedimentos, com base no amadurecimento de um comportamento corporativo voltado para a melhoria contínua”, afirmou Marcelo Coelho.

O professor Ademar Dutra, coordenador do CIDESPORT 2022, destacou o trabalho desenvolvido pelo presidente do Porto do Itaqui, Ted Lago, seus diretores, equipes técnicas e corpo funcional. “Um trabalho extremamente importante, em termos de melhoria de desempenho do porto, o que pode ser observado ao longo dos últimos anos. A certificação ISO traz um outro patamar para qualquer empresa que a conquiste e o Itaqui tem esse mérito e está de parabéns pela visão estratégica de investir em algo que traz melhor desempenho e resultados”, disse.

Porto do Futuro – Além do destaque em gestão portuária pelas certificações, o Itaqui levou para esta edição do CIDESPORT os avanços do Porto do Itaqui Lab, laboratório de inovação que, dentre outras iniciativas, vem desenvolvendo o Porto do Futuro, amplo programa de incentivo à pesquisa, desenvolvimento e inovação no ecossistema portuário do Maranhão. A iniciativa foi tema da fala do diretor Artur Thiago no painel “A Parceria entre o Setor Portuário e Instituições de Ensino”, realizado na quarta-feira (9).

De caráter técnico-científico, o congresso conta com uma etapa de apresentação de artigos científicos, para a qual a EMAP/Porto do Itaqui levou cinco cases, que foram defendidos pelos bolsistas do Programa Farol: residência portuária, gerando inovação e desenvolvimento de talentos. O próprio programa foi tema do artigo defendido pelo bolsista Ronny Gabriel.

Também foram apresentados os seguintes artigos: Métodos inovadores e mineração de dados: desenvolvimento do sistema de análise financeira para o Porto do Itaqui, por Airton Brasil; Aplicação de práticas de transformação digital na logística do Porto do Itaqui, por Danilo Costa; Estudo de caso: padronização de nomenclaturas de paradas operacionais do Porto do Itaqui, por Rosália Andrade; Paradas operacionais e seus impactos: estudo sobre o histórico de ocorrências operacionais do Porto do Itaqui entre 2019 e 2022, por Daniel Bardini; e Tendência de extremos climáticos no município de São Luís/MA e suas implicações sobre a logística portuária do Porto do Itaqui, por Thalita Furtado.

“Nossa participação no CIDESPORT, evento científico de âmbito internacional, é um momento importante para compartilhar o Porto do Futuro, que vem desenvolvendo pesquisas e soluções para os setores portuário, marítimo e logístico. Outros portos se interessaram em conhecer mais sobre o nosso programa, o que consolida nossa missão de garantir excelência logística, competitividade, sustentabilidade e inovação, gerando valor e oportunidades para o Maranhão e região de influência do porto”, informou o diretor Artur Thiago Costa.

O evento tem por objetivo fomentar e estimular a discussão sobre o desempenho do setor portuário, a partir da perspectiva da comunidade científica e dos profissionais que atuam na gestão dos portos; disseminar e explorar as boas práticas de gestão do setor portuário que contribuem para a melhoria do desempenho dos portos a partir da realidade de vários países. Busca ainda promover maior integração entre a comunidade científica e os gestores portuários, estimulando o desenvolvimento de pesquisas aplicadas que agreguem valor à gestão e ao desempenho dos portos.