Em pronunciamento na Tribuna da Câmara Federal, durante sessão solene em homenagem aos 75 anos de independência da República da Índia, o deputado Hildo Rocha defendeu o fortalecimento das relações entre o Brasil e o país asiático que ocupa a sétima posição no ranking da economia mundial. A Índia é o segundo mais populoso do mundo, com cerca de 1 bilhão e 400 milhões de habitantes.

“Senhoras e Senhores, é uma grande honra representar o MDB, meu partido, nesta Sessão Solene que celebra os 75 anos de independência da República da Índia. Brasil tem muito a aprender com a Índia. Com sua economia pujante, sua educação primorosa, sua medicina tão avançada. Com sua bem-sucedida indústria de audiovisual, com a florescente atividade de mídia e com a imprensa vibrante. Com seu notável desenvolvimento tecnológico que permite, entre outros ganhos, o amplo acesso da população à internet e o desenvolvimento de um programa espacial próprio”, destacou Hildo Rocha.

O parlamentar ressaltou que a Índia é berço de algumas das mais antigas conquistas civilizatórias, dona de um legado que inspira a humanidade há milênios, a Índia contemporânea nos ensina que é possível o convívio exitoso entre tecnologia, ciência, inovação, tradição e diversidade étnica, linguística e cultural.

“A Índia é um país gigante, que conta com a segunda maior população e o sétimo maior território do globo. Uma das grandes forças econômicas da atualidade, ostenta, ainda, o honroso título de maior democracia do mundo”, sublinhou o deputado

História exemplar – Hildo Rocha lembrou que a República da Índia ergueu-se a partir de um dos mais notáveis feitos históricos do Século XX – a exitosa campanha contra o controle britânico, liderada por Mahatma Gandhi e apoiada, de forma inédita, em protestos não-violentos.

“Esse modelo de resistência pacífica à tirania inscreveu o nome de Gandhi entre os mais excepcionais líderes da história mundial. Seu grande espírito – que inspirou defensores dos direitos civis como Martin Luther King e Nelson Mandela – ilumina a todos os que lutam por paz, equidade e justiça social. É, portanto, uma honra para o Brasil a relação de amizade que, inaugurada em 1948, logo após a independência, une fraternalmente nossos dois países. Relação que, na verdade, tem raiz bem mais antiga, no tempo em que Brasil e Goa compartilharam o status de colônia portuguesa”, ressaltou Hildo Rocha.

Semelhanças – O deputado também enfatizou que a Índia e o Brasil se assemelham em inúmeros aspectos. “O vasto território, a pluralidade de línguas e tradições convivendo nesse território, a cultura riquíssima, o imenso potencial econômico, o apreço pela democracia. Os valores e objetivos que nossas nações compartilham nos levaram a um convívio sempre harmonioso. Assim, apesar da distância geográfica que nos separa, temos sido, especialmente nas últimas décadas, companheiros de desenvolvimento”, sublinhou.

Parceria comercial – Rocha ressaltou que as trocas comerciais entre Brasil e Índia se intensificam de maneira promissora. “Nossa participação conjunta nos BRICS, por sua vez, tem revelado o interesse comum de nossas nações em buscar o crescimento econômico, aliado ao progresso social e tecnológico e à sustentabilidade. A relação entre Índia e Brasil se apoia, ainda, em acordos de cooperação mútua em áreas estratégicas como bioenergia, tecnologia, cultura, medicina, previdência social, agricultura e pecuária, entre outras”, declarou o parlamentar.

Tecnologia de ponta – A tecnologia aplicada à área da medicina também foi citada pelo pronunciamento do parlamentar maranhense. “A tecnologia aplicada à área da medicina deu à Índia a vantagem de estar entre as primeiras nações a produzir vacina própria para o combate da Covid-19. O país amigo, no período mais duro da pandemia, nos forneceu milhões de doses, que salvaram a vida de tantos brasileiros. Deixo aqui registrado meu sincero agradecimento”, destacou o parlamentar.

“Parabéns, República da Índia! Que o esplendor e a prosperidade desses três quartos de século só aumentem e tragam muitos benefícios ao povo indiano. E que sigamos fraternalmente unidos em nossa busca pelo desenvolvimento justo de nossas nações. Finalmente, cumprimento os nobres Deputados Vinícius Carvalho, Daniel Coelho e Soraya Santos pela iniciativa de propor tão justa homenagem”, finalizou Hildo Rocha.