Através do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta terça-feira (1º) que as polícias militares dos estados desobstruam as estradas bloqueadas no país e identifiquem os responsáveis pelos bloqueios.

“As polícias militares dos estados possuem plenas atribuições constitucionais e legais para atuar em face desses ilícitos, independentemente do lugar em que ocorram, seja em espaços públicos e rodovias federais, estaduais ou municipais, com a adoção das medidas necessárias e suficientes, a critério das autoridades responsáveis dos poderes executivos estaduais, para a imediata desobstrução de todas as vias públicas que, ilicitamente, estejam com seu trânsito interrompido”, escreveu Moraes.

No Maranhão, o governador Carlos Brandão (PSB), deixou claro que a Polícia Militar já está atuando e desbloqueando algumas estradas federais, após manifestações de apoiadores do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), depois da derrota no 2° Turno das eleições 2022.

“Conforme determinação do STF, a nossa polícia, após negociação, já desobstruiu vias também em Açailândia, Imperatriz, Bom Jesus das Selvas e Estreito, garantindo livre acesso aos maranhenses. Seguimos acompanhando manifestações antidemocráticas no Maranhão”, afirmou.

Nesta terça-feira (1°), o Maranhão tem ainda dois trechos de rodovias federais com bloqueios – BR-230 em Balsas e BR-222 em Bom Jesus das Selvas.

É aguardar e conferir.