O último grande ato político antes das eleições do 2º Turno para Presidência da República, que acontecerá no domingo (30), o debate entre os dois candidatos, na TV Globo, acabou sendo marcado por troca de acusações.

Além das trocas de acusações entre Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT), dois temas – aborto e salário mínimo – foram os mais abordados pelos dois candidatos.

Na questão do salário mínimo, por exemplo, Bolsonaro prometeu aumentar o mínimo para R$ 1.400 a partir do ano que vem. Lula rebateu dizendo que, em quatro anos, o governo não deu aumento real aos trabalhadores.

As trocas de acusações foram intensas, tanto que tivemos vários direitos de reposta, até o mediados do debate, o jornalista William Bonner teve um “direito de resposta”.

O fato é que o debate acabou frustrando muita gente que acompanhou e dificilmente convenceu algum eleitor indeciso e muito menos fez qualquer eleitor que estava decidido, mudar de voto.

O Blog posta abaixo a opinião de alguns políticos maranhenses sobre o debate da TV Globo.

“Enquanto Lula tenta a todo momento debater ideias, ações efetivas, elevar o nível do debate, seu adversário segue com ataques desvairados que não servem para construir um país melhor. O Brasil quer propostas, o Brasil quer Lula”, afirmou o governador reeleito Carlos Brandão (PSB).

“Lula vencendo o debate com larga margem. E Bolsonaro falando apenas para sua base”, avaliou o senador eleito Flávio Dino (PSB).

“Saímos desse debate com a convicção e a certeza de que Lula é o nome certo p/governar esse país. Precisamos voltar a crescer, distribuir renda e ter um presidente q/ vai respeitar a todos e sobretudo buscar a paz, a harmonia”, destacou a senador Eliziane Gama (Cidadania), que inclusive acompanhou Lula no debate.

“Bolsonaro vencendo debate. Primeira vez na vida que um moderador ocupou o lugar de debatedor. Dobradinha de Bonner com Lula. Globo virou um puxadinho do PT”, disse o deputado estadual Yglesio Moyses (PSB).

Agora, é com o eleitor brasileiro que vai as urnas no próximo domingo.

É aguardar e conferir.