Nesta quinta-feira (27), o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apresentou novos números sobre a economia brasileira, números que foram comemorados pelo atual presidente da República, Jair Bolsonaro (PL).

De acordo com o IBGE, o desemprego no Brasil seguiu em queda e chegou a 8,7% no trimestre encerrado em setembro. O percentual é o menor apurado desde julho de 2015 (8,4%).

Com o recuo de 0,6 ponto percentual da taxa de desocupação, a quantidade de profissionais ainda fora da força de trabalho equivale a 9,5 milhões de pessoas, o menor volume desde o trimestre finalizado em dezembro de 2015. O patamar representa uma queda de 6,2% (menos 621 mil pessoas) no trimestre e de 29,7% (menos 4 milhões) em 2022.

Além disso, pela primeira vez desde junho de 2020, o rendimento real habitual dos trabalhadores brasileiros aumentou tanto na comparação trimestral (3,7%) quanto na anual (2,5%). Com as evoluções, o salário médio recebido alcançou R$ 2.737 no trimestre finalizado em setembro.

Após a divulgação dos números pelo IBGE, Bolsonaro ressaltou a sua gestão afirmando que a seriedade e o compromisso com a população foram determinantes para o resultado.

“Enquanto todo o mundo atravessa uma crise econômica histórica diante de reflexos da pandemia e a guerra entre Ucrânia e Rússia, o Governo Brasileiro demonstra seriedade e compromisso com seu povo!”, afirmou Bolsonaro.

É aguardar e conferir, já que Bolsonaro aposta também nesses números para uma virada no próximo domingo (30).