O ex-presidente da República, José Sarney (MBD), de maneira oficial e pública, confirma que no 2º Turno das eleições presidenciais estará votando no ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

No seu artigo semanal, intitulado “Voto pela Democracia“, José Sarney lamentou os embates entre o Executivo, no comando do atual presidente Jair Bolsonaro (MDB), e o Judiciário. O emedebista ressalta que o voto em Bolsonaro seria um voto contra as instituições e que o voto no petista seria pela democracia. Veja abaixo um trecho do texto de Sarney.

“No próximo domingo, o eleitor decidirá se vota pelo fim da democracia ou por sua restauração. Esse voto não é para quatro anos de governo: é um voto para o destino do Brasil. O voto em Bolsonaro é voto contra as instituições, que terá como consequência anos de autocracia, um regime de força, construído na mentira sistemática e no abuso do poder. O voto em Lula — que já tem seu lugar na História do Brasil como quem levou o povo ao poder e como responsável por dois excelentes governos — é voto pela democracia, pela volta ao regime de alternância de poder, pela busca do Estado de Bem-Estar Social. A diferença é clara.

No mesmo espírito dos que construíram em torno de Tancredo Neves a Aliança Democrática, reunindo um amplo espectro de homens públicos, agora congregamos em torno do Presidente Lula os homens de maior responsabilidade do País para formar uma nova união pela democracia. É a esperança que nos convoca”, escreveu José Sarney.

A declaração não chega a ser uma novidade, mas não deixa de ser um fato político.