Paula Azevedo(PCdoB) já venceu muitos desafios e resolveu problemas antigos na saúde em Paço do Lumiar, agora a prefeita avançou mais uma etapa em busca da reabertura da unidade do SAMU no município. Na sexta-feira(14), a prefeita participou de uma audiência pública no prédio da Promotoria de Justiça de Paço do Lumiar. Paula esteve no evento ao lado da promotora de justiça, Gabriela Tavernard, o Auditor do Ministério Público Federal no Maranhão, Wang Yran, o promotor da Vara de Interesses Difusos e Coletivos da Comarca da Ilha de São Luís, Douglas de Melo Martins, a Secretária Municipal de Saúde de Paço do Lumiar, Danielle Pereira e o Auditor da Coordenação do SAMU no Estado do Maranhão, Kalil Trabulsi.

A audiência trouxe como pauta a proposição de medidas para agilizar o recredenciamento para retorno da prestação do serviço do SAMU aos luminenses, desativado em 2020 em decorrência de problemas ocorridos em gestões anteriores, como a existência de débito de R$ 804.000,00. Desde o início da sua gestão, Paula tomou medidas para solucionar problemas existentes desde 2016, reestruturando o espaço físico da sede do SAMU e hoje busca adquirir novas ambulâncias, e dialogar com o Governo Federal em busca do recredenciamento. A principal solução apresentada foi o parcelamento da dívida, aquisição de ambulâncias, motos e veículos de atendimento básico, além da proposição de pedido junto a deputados e vereadores pela destinação de recursos com apoio de emendas de vereadores para agilizar a quitação da dívida o mais breve possível.

A prefeita Paula Azevedo falou dos esforços da gestão para o retorno das atividades do SAMU: “Nós nunca deixamos de buscar soluções para o SAMU, mas temos enfrentado burocracias junto ao Ministério da Saúde, as quais estamos reunindo com o Ministério Público e nossos vereadores para solucionar de vez esse problema”, explicou a prefeita.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Paço do Lumiar, Danielle Pereira, Paço do Lumiar segue investindo em saúde: “Nós já fizemos muita coisa pelo retorno dos serviços do SAMU no município, porém, estamos buscando todas as soluções junto ao Ministério da Saúde e buscando a aquisição das ambulâncias e mais insumos para que Paço do Lumiar possa ter o serviço reabilitado”, concluiu a secretária.