Durante entrevista a Rádio Mirante AM, no programa Ponto Final, a presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, Angela Salazar, comentou sobre o tão questionado cálculo de vagas para as disputas da Câmara Federal e Assembleia Legislativa.

Angela Salazar deixou claro que não poderia se manifestar sobre as ações, mas disse que as ações devem ser julgadas na semana que vem.

“Eu não posso me manifestar sobre essas ações, porque estão sob a responsabilidade de uma comissão que é presidida por mim. A previsão de serem julgadas e na próxima semana”, se limitou a dizer a presidente do TRE-MA.

Vale ressaltar que pelo menos três partidos, MDB, PSB e PSD, já questionaram o assunto oficialmente. As legendas querem uma explicação sobre a “distribuição das vagas destinadas para as sobras” nas eleições para Câmara Federal e Assembleia Legislativa.

Os partidos entendem que outras legendas que não conseguiram alcançar o quociente para eleger um único deputado, não poderiam entrar na disputa para pleitear a eleição de um candidato pela sobra, pelo menos num primeiro momento.

Caso a tese defendida pelas legendas tenha êxito, teríamos modificações na relação dos eleitos, tanto para a Câmara Federal quanto para a Assembleia Legislativa.

É aguardar e conferir, só não pode demorar muito para se posicionar, afinal o eleitor precise e merece uma explicação.