Se o atual governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), ao assumir o parlamento maranhense encontrou uma Assembleia Legislativa dividida, pelo racha no seu grupo político, essa realidade não será repetida em 2023.

A partir do ano que vem, baseado no resultado das eleições do domingo (02), Brandão, além de ter conseguido se reeleger no 1º Turno, terá a maioria absoluta no parlamento estadual.

Somente os eleitos nos partidos que estão na coligação que apoiou Brandão, já teríamos 27 dos 42 deputados estaduais. Lembrando que o PSB elegeu 11 deputados, o PCdoB fez cinco, o PP fez quatro, o Patriota alcançou três, enquanto que MDB e Podemos, cada um fez dois.

Vale lembrar que ainda existe uma indefinição nos parlamentares eleitos pelo Republicanos e União. Isso sem falar na deputada Abigail Cunha (PL), que é esposa do prefeito de Barra do Corda, Rigo Teles, e ambos apoiaram Brandão para o Governo do Maranhão.

O governador também deve ter tratativas com os outros deputados e ter uma Oposição mínima, pelo menos no início do seu próximo mandato.

É aguardar e conferir.