O senador eleito pelo Maranhão, Flávio Dino (PSB), além de ter se consolidado como a principal liderança política do estado atualmente, o ex-governador se encontra em uma situação extremamente cômoda para o 2º Turno da eleição para a Presidência da República.

Não é segredo para ninguém que Flávio Dino tem pretensões políticas mais ambiciosas e por esse motivo, independente do resultado das urnas em 30 de outubro, o ex-governador maranhense tem seu objetivo traçado.

Se o ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), vencer a disputa, Dino dificilmente ficará no Senado. O próprio Lula, em duas oportunidades, já deixou claro que quer contar com Dino na sua equipe. A tendência é que Flávio Dino ocupe o Ministério da Justiça, o que poderia ser um passo para chegar ao Supremo Tribunal Federal (STF).

No entanto, se Lula perder a eleição para o atual presidente Jair Bolsonaro (PL), Flávio Dino ficará no Senado, como único senador do PSB. Dino deverá ocupar o papel de principal senador da Oposição ao eventual novo Governo Jair Bolsonaro, lhe colocando como um forte nome para a disputa nacional em 2026.

Ou seja, independente do resultado das urnas, Flávio Dino terá protagonismo nacional.

Apesar de estar em uma “cômoda” situação, também ninguém tem dúvida que Flávio Dino seguirá em campanha neste 2º Turno. O objetivo do senador eleito é tentar manter e, se possível, ampliar a vantagem do petista no Maranhão.

A maior prova é que logo na segunda-feira (03), um dia depois das eleições do domingo, Flávio Dino, ao lado do governador reeleito Carlos Brandão (PSB), realizou uma grande caminhada no Centro de São Luís, não só para agradecer as votações recebidas, bem como para dar início na campanha de 2º Turno.

É aguardar e conferir.