As eleições de 2022, no Maranhão, refletiu num bom desempenho das mulheres nas urnas.

Logo de cara é importante ressaltar que as deputadas mais votadas, tanto federal, quanto estadual, foram mulheres.

Para deputada federal a mais votada foi Detinha (PL), que já havia sido a deputada estadual mais votada em 2018. Nas eleições deste ano, Detinha alcançou mais de 161 mil votos.

“Muito obrigada a todos que foram às urnas e digitaram o 2233 me consolidando a Deputada Federal mais votada do estado”, afirmou Detinha.

Para deputada estadual a mais votada, até de maneira surpreendente, foi Iracema Vale (PSB). A ex-prefeita de Urbano Santos conseguiu mais de 104 mil votos, sendo a deputada estadual mais votada da história política do Maranhão.

“Eu estou muito emocionada e feliz com esse resultado e gostaria de agradecer ao povo maranhense que depositou sua confiança em mim e me escolheu para ser sua representante na Assembleia Legislativa. Muito obrigada a todos que me acompanharam e me apoiaram nessa trajetória, que foi linda, verdadeira e onde senti em cada olhar, cada abraço, a força da esperança de vocês por dias melhores. Saibam que o nosso trabalho começa agora e com certeza vai valer a sua confiança. Porque é assim que eu sei fazer política: com trabalho e compromisso. Obrigada Maranhão!”, destacou Iracema Vale.

Além disso, a bancada feminina aumentou na Assembleia Legislativa e passa, a partir de 2023, a contar com 12 representantes. As deputadas eleitas e/ou reeleitas são: Iracema Vale, Fabiana Vilar (PL), Solange Almeida (PL), Dra Vivianne (PDT), Mical Damasceno (PSD), Andreia Rezende (PSB), Abigail Cunha (PL), Daniella (PSB), Edna Silva (Patriota), Janaína Ramos (Republicanos), Claudia Coutinho (PDT) e Ana do Gás (PCdoB)

Já na Câmara Federal a bancada feminina voltará a existir em 2023, já que nessa atual legislatura não existe nenhuma mulher como deputada federal pelo Maranhão. A partir do ano que vem teremos três mulheres representando o Maranhão na Câmara Federal: Detinha, Amanda Gentil (PP) e Roseana Sarney (MDB).